LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Pesquisar este blog

25 de agosto de 2013

PAP - Como fazer molde de saia reta sob medida

Faz muito tempo que eu pretendo aprender a fazer roupas.
Já fiz muita pesquisa - Bíblia da Costura; Revistas Patrones, Burda e Manequim; You tube; sites de costura do Brasil e do exterior (EUA, Inglaterra, Espanha, e até um em russo ou uma  língua dessas que usam caracteres diferentes dos nosso (fiquei só nas fotos)); vídeos com aulas de costura.
Também, muito tempo atrás, fiz uma meia dúzia de aulas de costura com uma senhora que trabalhava no atelier de costura do Mapa.
Dessa minha busca já nasceram algumas peças, a maioria feita com moldes prontos das revistas, como a saia longa azul marinho, a blusa bordô, a blusa preta, a saia vermelha da minha irmã.

Agora estou começando a me arriscar a usar os passo a passos que tem na internet, nos vídeos do You tube principalmente, e fazendo minhas próprias peças.
Comecei por uma saia reta (que segundo as professoras de costura é a peça mais simples, e acho que o começo em todos os cursos de corte e costura.
Quando tive minhas aulas de costura fiz uma saia evasê (que é o modelo da saia reta com uma leve abertura na parte de baixo, coisa de 4 cm).

Peguei os desenhos que fiz com a minha professora de costura, juntei com algumas explicações dos sites e da literatura especializada e dos vídeos, e montei um esboço de como deve-se fazer o molde sob medida da saia reta.

Não conheço os programas de edição / confecção de moldes e não sei usá-los, então, por enquanto, os desenhos serão em papel quadriculado.
A proporção que eu usei é de saias para o meu manequim.
As medidas necessárias para a confecção do molde são:
  1. Cintura - a cintura deve ser medida no local em que se quer que a saia assente, eu gosto do cós na cintura mesmo, mas pode ser cintura baixa, o importante é marcar o local da tomada da medida, eu uso um alfinete de segurança, mas nos vídeos do Sigbol Fashion, eles ensinam a usar um pedaço de barbante.
  2. Quadril - a medida na região mais saliente. Também marque o local em que a medida foi tomada.
  3. Altura do quadril (h quadril) - a medida entre o local de medição da cintura e o local de medição do quadril. Vai variar de acordo com o lugar onde se pretende que fique a cintura, mas em um grande número de vídeos que eu vi no You tube e em mim, a altura foi de 19 cm.
  4. Comprimento da saia - da cintura à altura desejada.
Uma coisa que eu ainda não falei, optei por aprender por uma metodologia que não usa réguas especiais, assim a gente não fica refém de nenhuma ferramenta as vezes bem cara. Eu não tenho certeza, se alguém souber, por favor, deixa um comentário, mas me parece que o nome da técnica é geométrico - Método geométrico.

Para o molde é necessário papel, régua, fita métrica, lápis e borracha, tesoura para cortar, cola para mudanças no molde básico e só. Bom né?

O molde começa e um retângulo com a largura sendo igual a um quarto do quadril (1/4 quadril) e a altura igual ao comprimento da saia, no desenho representado pelas letras A, B, E e F (retângulo em azul).



O molde da frente e o de trás são quase iguais, mudam algumas pequenas medidas, como o tamanho das pences.
Preste muita atenção pra não se perder como aconteceu comigo.


Neste modelo, o cós não é anatômico, ele é uma tira reta, com 8 cm de largura (esqueci de colocar na imagem). Ele deve ter o comprimento igual a metade da cintura + 3 cm para o transpasse (o acabamento para colocar o botão ou outra peça que vá ser usada para fechar o cós).

Gostou?
Colabora com o Blog compartilhando nas redes sociais.

Um comentário:

  1. Olá Luz. Vi no grupo qual o seu blog, a sua chamada para o post. Foi deste jeito que aprendi quando criança no interior de S. Paulo. É ótimo poder recordar. Voltarei outras vezes. Sucesso.
    Um Abraço.

    ResponderExcluir

Obrigada por colaborar com o Blog.
Respondo seu comentário assim que possível.
Beijo.

Pin It button on image hover