LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Pesquisar este blog

25 de junho de 2011

Equipamentos básicos de costura - para marcar tecidos


Quando passar um molde para o tecido cada marcação do molde deve poder ser vista quando da confecção da peça, as vezes a gente passa um projeto por cima do outro e uns ficam marcados e cortados por um bom tempo. Pra isso, marcar com o instrumento certo faz toda a diferença.
Neste quesito, meu ateliê anda bem variado:
  1. Giz de alfaiate: tenho amarelo, azul e rosa pra ter certeza que não vai ficar tom de tecido sem condição de marcar.
  2. Lápis de alfaiate: feitos do mesmo material do giz, os lápis marcam com maior precisão, mas são delicados de manter, a ponta quebra por qualquer coisinha. É bom ter um apontador por perto.
  3. Caneta de marcar tecido: ela apaga sozinha com o tempo, não dá pra marcar coisas que não vão ser costuradas imediatamente. Como são meio caras, só uso pra marcar pequenos detalhes e tecidos bem delicados.
  4. Sabonete: aprendi numa revista de patchwork, numa dica de cantinho de página, que o restinho de sabonete que muitas vezes vai fora é a melhor coisa pra marcar os moldes no tecido: corre mais fácil que o giz, a marcação dura mais tempo que a da caneta e não mancha de jeito nenhum, é só passar uma aguinha e pronto, novinho em folha.
Para aproveitar o sabonete, deixe ele secar bem, eu deixei os meus sempre à sombra.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por colaborar com o Blog.
Respondo seu comentário assim que possível.
Beijo.

Pin It button on image hover