LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Pesquisar este blog

24 de agosto de 2011

Série tecidos para bolsas - tecidos de forração e lonas

Dando continuidade à Série sobre tecidos para bolsas, os assuntos de hoje são as lonas (de algodão) e outros tecidos usados em decoração, como gorgurão, couro ecológico e acqua block.


Vou começar pelo Acqua block, com uma descrição da internet:
Caracteristicas desse tecido:
Após extensas pesquisas, em que o objetivo era trazer para o mercado a solução de um tecido que aliasse beleza e praticidade.
Uma resina especial que protege o fio e penetra na fibra, tornando-a impermeável.
Não se trata de um simples protetor de tecido: É uma tecnologia ainda mais avançada, que garante total impermeabilização.
Também não se trata de plástico. Ao tocar o tecido, você vai perceber a diferença. (http://www.arcodecor.com.br/acquablock-tecidos-especiais.htm)


Gosto muito da variedade de estampas, principalmente das listras e dos florais.
Algumas peças que eu já fiz com o tecido:
Postagem original.


Postagem original - com molde.


Postagem original - com molde


Outro material que eu já usei algumas vezes é o gorgurão:
Descrição:
Tecido encorpado, de algodão, viscose, seda e outros fios mistos, que apresentam um efeito canelado geralmente no sentido da trama, muito usado para calças e estofamento. (http://dicionario.babylon.com/gorgur%C3%83o/)
Meus projetos:
Postagem original - com molde.
Postagem original.


Há quem chame de couro ecológico os derivados de couro de boi em cujo processo de curtume não foi usado metal pesado e sim produtos derivados de vegetais.
Pra mim, o couro ecológico é um tecido com aparência de couro, fácil de costurar à máquina, com acabamento ótimo, na minha opinião muito mais bonito que uns couros falsos (couro sintético, feito de derivados de petróleo - plástico) que o povo anda usando nas bolsas por aí.
Mas a discussão é longa e deve levar algum tempo pra chegarem numa definição que agrade todos.
Eu fiz umas bolsas e um cinto com o material, mas só tenho fotos do cinto:
Postagem original - com PAP.


Já de couro sintético, eu reciclei esta bolsa que eu ganhei:
Postagem original - reforma.


Já usei outros tecidos de forração pra fazer capas de almofada e de colchão, numa destas empreitadas sobrou tecido e eu fiz essa bolsa:
Postagem original.




Lonas de algodão
Lona é um tecido de uso intensivo utilizado na confecção de velas, tendas, toldos, mochilas e outros produtos onde a resistência seja necessária. É também utilizada popularmente como superfície de pintura e usada na confecção de bolsas. 
A lona moderna é feita geralmente de algodão. Ela difere de outros tecidos pesados de algodão como a sarja, pela forma com que é tecida. A lona tem uma trama muito simples: o fio da contextura simplesmente passa sobre um fio da urdidura e sob o próximo (o fio da contextura para a sarja passa sobre um e sob dois e cada fio da contextura move o padrão um fio para cima; o resultado é um padrão diagonal que pode ser observado no tecido usado para "jeans"). A lona se apresenta em dois tipos básicos: comum e grossa. Os fios na lona grossa são tecidos mais juntos. (http://pt.wikipedia.org/wiki/Lona)


Minhas bolsas de lona:
Postagem original.
Postagem original.




Postagem original.


Postagem original.




Foi útil?
Deixe um comentário.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por colaborar com o Blog.
Respondo seu comentário assim que possível.
Beijo.

Pin It button on image hover