LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Pesquisar este blog

4 de agosto de 2013

Máquina 1001 utilidades - Balancin da Cardenas

Na grupo do Clubinho da Costura no Facebook o tópico sobre máquinas para colocar / forrar botões está bombando, para tentar ajudar a tirar dúvidas de quem ainda não comprou uma máquina deste tipo, ou já comprou mas não tem muita desenvoltura no manuseio, resolvi escrever este post.

Olha só a belezura aí:

E aqui uma vista aérea, dela fixada na tábua que lhe dá suporte.
Muito tempo usei ela solta, sem uma base fixa, segurava ela com uma mão enquanto puxava a alavanca com a outra. Quando comprei a matriz para ilhós grande tive que fixar, a matriz requer muita força e não dava pra segurar a máquina ao mesmo tempo.
Mas a madeira é solta, então pego do armário, coloco na mesa de costura uso e depois volta pro armário.

Eu já mostrei aqui no blog algumas vantagens da máquina.
Então, pra começar, vou listar os post passados, quem sabe colabore:

Vamos às matrizes que fazem parte da minha coleção:

1.  Matriz de colocar botão de pressão.
No PAP colocando botão de pressão com máquina de pregar botões eu explico direitinho como cada peça funciona.

2. Matriz para colocar botão de pressão vazado - como aqueles de roupas de bebê.
No PAP colocando botão de pressão com máquina de pregar botões eu explico direitinho como cada peça funciona.

3. Matrizes para forrar botão - bombê
 Eu tenho 5 tamanhos diferentes de bombê - 12, 16, 18, 22 e 40, os números equivalem ao tamanho do botão em milímetros.
Eu comprei a matriz nº 16 para forrar os botões de pressão do item 1 acima.
A matriz número 40 comprei para fazer broches, no link o passo a passo.

Caixa com a matriz e as bases para forrar do botão tamanho 40.

4. Ilhoses
Os ilhoses servem para dar acabamento nas aberturas de tecido, impedindo que eles desfiem, por eles podemos passar fitas, alças de bolsas, prender mosquetões. 
O tecido deve ser cortado um pouquinho menor que a abertura do ilhós.
Eu comprei 3 matrize de ilhoses, a medida que fui precisando delas, a matriz menor não tem parte de baixo, assim o acabamento não fica muito bom, uso sempre com a parte de trás escondida para dentro do forro.
As outras duas matrizes tem peça na parte de trás que deixa um acabamento bom, podendo ficar os dois lados expostos.
A matriz do meio uso para prender mosquetão.

O ilhós maior tem uma caixa só dele, eu tenho duas cores - prata e ouro velho -, mas vende dourado também.

5. Rebites
Uso pra fixar alças de couro ou pra fazer charme, como nesse bracelete.
Quanto maior o comprimento do pino, maior a largura do trabalho que pode ser fixado.
Para rebites com o pino curtinho só trabalhos leves e finos.
Para usar o rebite o tecido precisa estar furado, assim como no ilhós.


6. Matriz para fazer furos - vazador
Eu comprei essas matrizes pra furar couro ou muitas camadas de tecido, elas são mais eficientes que o alicate vazador.
Tenho dois tamanho - 2 mm e 5 mm. Há no mercado maiores e menores, de acordo com a vontade do freguês.
Essas matrizes são facilmente encontradas em lojas de produtos para sapateiros.

Com exceção das peças que tem caixa própria e que eu mostrei aí em cima, as matrizes e os componentes dos botões / rebites / ilhoses guardo numa caixa organizadora transparente, durante algum tempo a caixa tinha etiquetas com a indicação do que era cada matriz e código das peças, agora já não uso cola mais.

Por hoje é só, espero ter contribuído.

Gostou?
Colabora com o Blog compartilhando nas redes sociais.

8 comentários:

  1. Olá Luz, tudo bem?
    Vim retribuir a visita e agradecer. Só desculpe a demora, pois eu estava fazendo mudança de apartamento! HAHAHA
    Nossa, eu lembro dessa máquina. Nunca tive uma, mas lembro q qdo eu era crianã levava os botões numa loja de armarinhos para eles serem forrados...
    Já estou te seguindo. ;)
    Beijos, boa terça!

    ResponderExcluir
  2. Amei suas dicas obrigada, sou do clubinho preciso ungente de uma maquininha dessa. beijos e tenha uma otima semana!

    ResponderExcluir
  3. Boa Noite gostaria de comprar uma maquina desta, vcs pode me ajudar ,nao sei que Matrizis devo comprar pra colocar botão de pressão. preciso dos tamanho das matrizes e os tamanhos e modelos dos botoe, e as ponteiras que precisarei pra colocar os botoes ,quero trabalha com varios tamanhos e modelos, preciso da Matriz para colocar botão de pressão vazado - como aqueles de roupas de bebê. Matrizes para forrar botão - bombê, tamanhos das matrizes e dos botão para cada matrizes 3 matrize de ilhoses, tamanho pequeno,medio e grande e os ilhoses que os acompanha nos tamanhos Matrizes Para rebites com o pino curtinho ,tamanho do ribites e da matriz Para rebite com o pino maio tamanho da matrz e do ribite e os modelos Matriz para fazer furos - vazador tamanho - 2 mm e 5 mm. tamanho da Matriz para rita e o tamanho do botoes (rita) ja tentei entra no link do face de vcs pra ver a maquina mais nao consigui matrizes e dos botoe que vcs passa para o pessoal ,mas nao consigo entrar pesso que se puderem mande para meu e-mail os tamanho das matrizes e os tamanho dos botoes q acompanha os devidas matrizes, tenho um poquinho de pressa fico no aguardo Abraço Rejane
    E-mail vitoriarejjis@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi queria sabe VC vende os bombe me manda imail jessicasilvia@ig.com.br e os fechinho

    ResponderExcluir
  5. Acho que agora estou preparada para ir comprar o meu amanhã, obrigada!! :D

    ResponderExcluir
  6. Olá, ótimas dicas.
    Você sabe me informar se há algum site bom que eu possa encontrar esses produtos. Na cidade que resido não encontrei.
    Obrigada
    Att,
    Tânia Berti

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Não sei te informar nenhum site.
      Acredito que o mercado livre possa ajudar.

      Excluir

Obrigada por colaborar com o Blog.
Respondo seu comentário assim que possível.
Beijo.

Pin It button on image hover