LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Pesquisar este blog

4 de julho de 2015

Blusa drapeada em seda de poá azul marinho

Na minha caminhada para fazer minhas próprias roupas encontrei uma costureira, tinha uma costureira no meio do caminho, no meio do caminho tinha uma costureira (não resisti!).
Então, dona Deusa me botou pra fazer parte das peças, como aprendiz fiz bem mandada.
O tecido dessa blusa é uma sedinha bem chata de trabalhar. Comprei um metro e foi suficiente para fazer a peça.


O molde foi adaptado da revista Manequim, era a blusa de um macacão tamanho 42, modelo 150 da revista de fevereiro de 2014. Como eu visto um pouco mais que 42, geralmente me serve bem o 44, por conta do busto, a costureira aumento um pouquinho o molde da revista nas laterais, menos de 2 cm.

Algumas dicas que ela me passou para fazer modelos como este:
1. Sempre cortar o tecido no viés. Para garantir bom acabamento ela me ensinou a fazer a peça inteira do molde (não cortar com o tecido dobrado por exemplo) e alfinetar bem no tecido, para recortar a frente e as costas e manter o molde junto, só tirar os moldes depois de costurar as laterais e os ombros, porque este tecido "estica/escorrega" muito em todas as direções e a gente pode acabar deixando torto.
2. Para o drapeado da gola ficar bem bonito e bem acabado (esta blusa não foi forrada com o mesmo tecido) ela me disse para sempre deixar a ponta do tecido entre os ombros e fazer um acabamento com overlock. Depois é só jogar a ponta pra dentro e o decote fica direitinho.

3. Para a barra de lenço: dobrar o tecido aproximadamente 0,5cm e alinhavar (sempre alinhavar tecidos muito moles). Na máquina fazer a segunda dobra com base nesta primeira marca.


O botão utilizado foi de 12mm, cobri com um tecido azul marinho da mesma cor que os poás.
Foi feito um rolotê bem fininho para alça do botão, ela que fez, eu não teria paciência, usaria um rabo de rato de cetim tranquilamente.
O acabamento nas cavas e na parte de trás do decote foi feito com viés embutido, o viés foi cortado com 2,5cm.


Gosto muito deste tipo de blusa, essa ficou muito boa, mas a abertura das costas me incomodava quando vestia, então pedi orientação e costurei tudo. O detalhe é interessante, mas sem ele fica muito mais fácil de fazer a blusa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por colaborar com o Blog.
Respondo seu comentário assim que possível.
Beijo.

Pin It button on image hover